24 de mai. de 2011

PONTO DE VISTA

Por Gustavo


Hoje encontramos em nossa cidade uma grande dificuldade de
deslocamento. Trajetos que eram curtos vêm a cada dia crescendo mais
e mais. Todos se perguntam: o que esta acontecendo? Quanto maior o
poder econômico e maiores as tecnologias de locomoção, mais atrasados
estamos. Poderia o relógio estar correndo mais rápido? Provavelmente
não, tragicamente não. O que nos acometa é uma triste realidade urbana
chamada “Caos no trânsito”. Isso vem trazendo problemas para várias cidades,
inclusive BH.
Em programas de governo, como de Márcio Lacerda e Antônio
Anastasia, sempre eram abordados os temas de melhoria do trânsito da
capital, mas o que se vê, é a cada dia um cenário mais precário nas avenidas
espalhadas pela cidade.
Obras, como a da Avenida Pedro II, José Cândido da Silveira, entre
outras, são somente promessas não cumpridas. No ano de 2008 foi votado o
OP Digital e com 40% dos votos a vencedora foi a obra da Trincheira da Praça
São Vicente com Anel rodoviário, que desafogaria o trânsito de pelo menos 15
bairros da região, porém essa obra não começou e não há previsão de início
da mesma (fonte: PBH).
Obras que perderam essa votação como a do eixo Sul, no bairro
Belvedere, já foram executadas; mas, por alguma razão, outras que teriam
uma relevância maior na cidade, nem se ouve falar delas. Algumas em bairros
nobres são executadas com rapidez. Por quê? Atualmente o governo de
BH gasta milhões com publicidade a toda hora na TV e a população só vê
as melhorias anunciadas na própria propaganda, pois, na vida real é bem
diferente da fantasia publicitária da prefeitura.

O governo pretende fazer ciclovias pela cidade - que seria uma ótima
opção se não morássemos entre serras e fôssemos cercados por morros.
Teremos ciclovias e por elas empurraremos nossas bicicletas morro acima.
Parabéns Prefeitura! É isso mesmo que precisávamos.

Aqui deixarei uma pergunta e você, leitor, responderá: temos em BH,
realmente, a melhor prefeitura do Brasil?

Um comentário:

  1. Muito legal seu ponto de vista, sempre compartilhei dessa opinião, pricinpalmente sobre as bicicletas, que por aqui em BH, não funciona. Pra todo lado é morro, nosso relevo não ajuda, então a solução não é copiar algo que tem em outros lugares, a solução é inovar, fazer diferente para o transporte coletivo. Se não, vou ter que continuar utilizando meu carro, ou comprar uma bicicleta eletrica por 5 mil, mais caro que uma moto (WTF!!)...

    ResponderExcluir