30 de abr. de 2011

De onde vem as boas ideias?

Galera que se liga em COMUNICAÇÃO e que não liga também! Mas que se liga no PORÉM BANANA... Enfim, olha que aula de criatividade com esse INFOGRÁFICO.
Rola fazer um assim no quadro da sua facu..???

18 de abr. de 2011

O Porém Banana quer saber...



Sua participação e muito importante, para tornar nosso jornal mais intertivo, seleccionaremos os professores por ordem dos mais votados! então faça campanha em sua sala e peça a todos para votar, por que os mais votados já irão se entrevistado nas próximas edições.
Obrigado.

12 de abr. de 2011

Macacos me mordam

Depois de muito trabalho... Ufa, aqui está nossa primeira edição! O Porém Banana surgiu da necessidade de colocar em prática o que aprendemos nesses três períodos do Curso e de integrar todos da Faculdade através de um meio de comunicação interna elaborada por alunos e para alunos. Nosso objetivo é informar de forma leve e descontraída sobre fatos relevantes para o meio acadêmico e levantar discussões necessárias ao bem-estar de todos na Faculdade. Declaramos desde já nosso compromisso quanto à qualidade da forma e conteúdo das nossas publicações. Ah, sim... devem estar intrigados com o nome de batismo do nosso Jornal!!
Bom, o nome nasceu ainda no primeiro período na aula de Redação e Expressão I, com a professora Elaine Moraes, quando um aluno aplicado criou, como exemplo, uma frase que não possuía coesão: “Eu gosto de maçã, porém banana”. A frase foi motivo de alguns minutos de risada, mas passado o tempo, boa parte da galera já havia esquecido. Eis então que surge no 3º período a idéia de um Jornal Mural. Um grupo sugeriu o nome e foi batata, digo, banana! O título foi prontamente aprovado por todos. Vale lembrar que nem o autor dessa célebre frase se lembrava do ocorrido. Seu nome será mantido em sigilo e o direito autoral já foi negociado pelo nosso setor jurídico. Parodiando Machado de Assis: aos leitores, as bananas!

Diz ai o que achou do jornal?

CURIOSIDADES – POR RAQUEL SALES

Com o D.A. , dá???


Ter voz oficial junto a cada coordenação dos cursos do Promove? DÁ!
Participar das discussões sobre os conteúdos das matérias dos cursos? DÁ!
Fiscalizar as políticas para o corpo docente e discente? DÁ!
DÁ e está na lei!
LEI Nº 4.464, 1964
(Lei Suplicy)
Art. 1º. Os órgãos de representação dos estudantes de ensino superior (...) têm por finalidade:
a) defender os interesses dos estudantes (...);
c) preservar as tradições estudantis (...);
d) organizar reuniões (...) visando à complementação e ao aprimoramento da formação universitária;
e) manter serviços de assistência aos estudantes carentes de recursos (...);
g) lutar pelo aprimoramento das instituições democráticas.
Art. 2º. São órgãos de representação dos estudantes de ensino superior:
o Diretório Acadêmico (D.A.), em cada estabelecimento de ensino superior;
Art. 3º. Compete, privativamente, ao Diretório Acadêmico (...) da Faculdade (...)
a) patrocinar os interesses do corpo docente;
b) designar a representação prevista em lei junto aos órgãos de deliberação (...)
Estamos formando as chapas para a eleição do 1º D.A. de Comunicação do Promove!
Fale com o representante da sua turma – urgente!
E os outros cursos?! Vamos juntos, pessoal! Criem seus D.A.s.

POLÍTICA ESTUDANTIL – POR MARCELO REGO

O lado social do Rock in Rio

Evento mundialmente conhecido, o Rock in Rio já reuniu cerca de 5 milhões de pessoas e mais de 600 artistas nos últimos 26 anos.Foram nove edições, sendo três no Brasil,quatro em Portugal e duas na Espanha. Como todos sabem, esse ano acontecerá a quarta edição do festival no Brasil. Algumas das atrações já confirmadas :
O que pouca gente sabe é que por trás do maior festival de música do mundo há um bonito projeto social. Tendo como garota-propaganda a atriz Fernanda Montenegro, o Projeto Social Rock in Rio em seus 10 anos de existência já doou 1,2 milhão de euros a instituições de auxílio à infância, construiu um Centro de Saúde no Maranhão e uma escola na Tanzânia, dentre outras ações.


Lembrando a todos que os ingressos do rock in rio volta a venda dia 7 de maio, corra pois vai se esgotar rápido, se tiver duvida consulte a sessão tire suas duvidas na pagina do rock in rio.
Quem vai no Rock in Rio levante a mão o/

EVENTOS POR PATRÍCIA RODRIGUES E RAQUEL SALES

Caos no sobe e desce


Um dos maiores problemas enfrentados pelos estudantes da Faculdade Promove da Rua dos Timbiras é o uso dos elevadores. Sempre lotado e com filas imensas que atingem a calçada. No período chuvoso a situação é um verdadeiro caos!
Foi feita uma pesquisa no dia 24 de Março de 2011 entre os estudantes dos cursos de Administração, Comunicação, e Engenharia, para saber o grau de satisfação dos usuários. Como já era esperado, mais de 76% dos entrevistados informaram que já se atrasaram para o primeiro horário e após o intervalo, devido à demora dos elevadores. Assim como os alunos, os professores também sofrem com a situação.
Uma solução para amenizar o problema seria a divisão dos quatro elevadores, sendo dois para os andares pares e dois para os ímpares.
Outra dica, seguida por poucos, é a conscientização ao uso das escadas para subir ou descer alguns andares. Vamos lá galera! Não vamos escorregar na banana!

CRÍTICA - POR MÔNICA DE CÁSSIA E MATHEUS TORRES

Caricaturra com Titia Elaine


Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, a professora Elaine Moraes trabalha atualmente na Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública da União. Leciona no curso de Comunicação na Faculdade Promove e no Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Foi na aula dela que surgiu o nome do Jornal, por isso não abrimos mão de tê-la na nossa estréia.
Durante a conversa, ela conta que em seu primeiro dia de aula como professora, no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, na época com 24 anos, foi confundida com uma aluna. Na semana seguinte ao ocorrido, considerado muito grave por ela, arrumou um saltinho e foi com o cabelo mais preso para ver se envelhecia no mínimo uns cinco anos. Perguntada sobre o tipo de música que curte, ela foi enfática: "Samba, muito samba". Quando o assunto é "homem" a geminiana afirma que um homem pode ser divertido e intelectual ao mesmo tempo. "Eu não acho que pelo fato de ser professora e jornalista eu tenha que encontrar alguém nessa praia. Acho que na verdade você tem que procurar uma pessoa que te provoque, que te desperte de alguma forma e que agregue algo". Confira o papo super descontraído que tivemos.
Qualidade: Persistente
Defeito: Ansiosa
Se fosse para você escolher outra profissão, qual escolheria?
Com certeza alguma carreira jurídica.
Você tem alguma rede social?
Minha interação via web está centrada nas formas mais comuns e “antigas”: e-mail, MSN, fóruns. Como dou aula, vamos dizer que eu não estou “por aí na rede”, justamente para evitar relações e situações constrangedoras.
E o que você acha da interação dos alunos com os professores nas redes sociais?
Eu acho salutar, desde que as pessoas entendam qual é o objetivo. Eu não tenho nada contra, inclusive tenho hoje grandes amigos que foram meus alunos. Eu tenho um carinho enorme pelo Rennan, pela Heloisa e Luciana que foram alunas aqui do Promove... Eu as considero muito e abriria a porta da minha casa para elas. Mas acredito que, em geral, as regras do jogo ainda não estão claras. Eu, particularmente, não gosto de me “exibir” por aí na rede!!! O que eu uso mais hoje é o MSN, em algumas ocasiões, até mesmo para tratar um assunto de trabalho. Eu acho super pertinente. Confesso ainda que adoro ver as comunidades da minha irmã no Orkut. Acho que o Orkut é a tradução do que o Stuart Hall chama de sujeito fragmentado. Hoje o sujeito não possui uma única identidade, ele é fragmentado, portanto possui identidades culturais diferentes. Ele consegue se configurar de forma múltipla. Então é interessante ver que a mesma pessoa que faz parte da (comunidade no Orkut) “OAB-Jovens, luta pelos direitos humanos” é a mesma pessoa que está em “Todos os cachorros são lindos”. Então acho que o Orkut é uma rede social que reflete esse sujeito contemporâneo. É muito interessante. Ainda sou uma principiante, não sou nativa no mundo digital como disse o palestrante outro dia (Maurilo Andreas, que palestrou na aula inaugural do curso de Produção Multimídia na unidade João Pinheiro). Ainda tenho muito zelo, muito cuidado. Mas eu acredito muito nessa forma de comunicação e acho que é a que mais vai crescer de agora em diante.
Qual filme você considera um clássico do cinema?
Gente, eu tinha que fazer uma lista com uns 20. Nossa, posso falar todos do Woody Allen? Olha, obviamente aqueles que são o'concur. “Cidadão Kane”, “A rosa púrpura do Cairo” de Woody Allen, “Celebridades” também de Woody Allen. Almodóvar, amo Almodóvar. “Tudo sobre minha mãe”, “Fale com ela” e “Abraços partidos”. “Lolita” é um clássico, adoro... Glauber Rocha, “Deus e o Diabo na terra do Sol”. Nossa, gente, essa pergunta é muito maldosa.


Qual livro um universitário não pode deixar de ler?
Gente vocês estão fazendo perguntas que não têm uma única resposta. Por favor, eu quero que isso conste na minha resposta, porque essas são perguntas que possuem várias respostas. Deixa eu pensar... Todas as obras literárias do mundo? (risos)
Embora não seja um livro considerado didático, eu acredito que ele tenha um potencial didático enorme. Ele retrata na verdade a história dos veículos de comunicação no Brasil. E é uma biografia sobre o Assis Chateaubriand. “Chatô, o Rei do Brasil” de Fernando Morais. Nenhum universitário em comunicação pode passar pela universidade sem ler esse livro.
E qual é o seu programa preferido?
Bom, normalmente quando eu ligo a televisão é para assistir a filmes. Gosto dos filmes que passam no Cine Cult. Adoro filme preto e branco até hoje. Gosto muito dos documentários da GNT. Gosto do "Espaço Aberto" que é um programa da Globo News. Adoro o Soares e “Por toda a minha vida”. Gosto de muita coisa que tá rolando por aí. Mas no domingo não há vida inteligente na televisão aberta.
Do que você tem medo?
Perder a lucidez.
Para finalizar, com relação à sua carreira, aonde você quer chegar? O que mais você pensa em fazer?
Nossa, isso é coisa de ficar pensando durante um ano.
Não pensa, por exemplo, em fazer parte da Academia Brasileira de Letras?
Nossa, pretensiosa ela hein, hum. Agora é serio, no meu tempo de segundo grau, eu até pensava em alguma coisa nessa linha aí!!! Só que depois de ler mesmo... de verdade... Clarice Lispector, Dostoievsky, Paulo Mendes Campos e cia eu acho que não vale a pena. Tudo que você escreve, você pensa: “Se é pra escrever e não ficar tão bom, não vale a pena”. Aí você desiste. É engraçado isso. A partir do momento que eu me tornei de fato uma leitora de literatura meio que caiu a ficha. Eu nunca vou escrever assim, que dó. Mas eu quero ainda publicar um livro, isso é certo. Quero fazer Doutorado. E quero fazer parte de um projeto desses que você vai pra África, faz pesquisa... alguma coisa assim com a cara da ONU.
E ai o que acharam da professora Elaine?

ENTREVISTA - POR MATHEUS TORRES E NANA MIRANDA

Eventos em Ouro Preto atraem turistas o ano inteiro


A primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO (União das Nações Unidas para Educação,a Ciência e a Cultura)
patrimônio histórico e cultural da humanidade possui um vasto calendário de eventos que movimentam a cidade durante todo o ano.

Mas não é só isso,como sabemos Ouro Preto é abençoada por possuir várias cachoeiras e parques naturais, perfeito para quem quer
desfrutar a natureza deixando de lado todo o estresse da vida corrida, saindo de lá com as energias renovadas depois de tantas comemorações.

Confira a programação no site ( www.ouropreto.org.br )
Escolha sua festa e divirta-se!
O Porém Banana quer saber: Qual é sua festa predileta em ouro preto?

POR NANA MIRANDA E BRUNO MELO