O processo de Naming
Postado em: 17-11-2011
Categorias: Branding
Por: Domenico Justo
Hoje em dia, uma empresa precisa de um bom nome para começar a ter posicionamento de mercado. Não basta colocar um nome que a mulher do empresário escolhe, tem que ter todo um processo para se escolher a melhor opção. Este estudo tem um nome, Naming, e tem ganhado espaço no mercado, sendo uma parte importante de todo o processo de Branding. Estava vasculhando a internet e encontrei esta referência do processo de “se dar nome” a tudo comercialmente, o que também serve para mostrar que não é qualquer um que tem gabarito para fazê-lo. Veja como funciona:
Processo de naming
1. Recolha de dados / Questionário
2. Brainstorming – lista de nomes
3. Primeira selecção/filtragem de nomes
4. Avaliação linguística
5. Avaliação oral
6. Avaliação da disponibilidade (RNPC, google, PAI, Listagem de dominios)
7. Segunda selecção/filtragem de nomes
8. Demonstração e avaliação gráfica (análise de lettering)
9. Avaliação legal final (INPI)
10. Decisão do nome.
Nomes criados pelo estúdio Sebastiany
Mas como saber se depois de tudo isso a escolha foi certeira? Basta ver se seu nome se enquadra nos quesitos abaixo:
Características de um bom Nome
1. Ser diferente
2. Ser curto (de preferência até três sílabas) e de fácil memorização (ex: Olá);
3. Ser simples e fácil de pronunciar, se for o caso, também a nível internacional (ex: Nokia);
4. Sugerir o produto/serviço (ex: Swatch, Telecel);
5. Sugerir um atributo/benefício do produto e/ou posicionamento da marca (ex: Head&Shoulders para champô anti-caspa; Diehard para baterias de automóveis; Compaq para computador “compacto”);
6. Despertar emoções e sentimentos no consumidor (ex: Obsession para perfume; Caress para sabonete);
7. Não ter conotações indesejáveis (ex: marca de vinho BSE, sofre influência da crise das “vacas loucas”, a doença da BSE);
8. Disponível e defensável juridicamente (ex: Cola não estaria disponível nem seria defensável, mas Pepsi-Cola já foi).
Pronto, agora é montar uma bela marca com este nome e seguir rumo ao sucesso.
Fonte: Designart
22 de nov. de 2011
10 de jul. de 2011
Como vai nossa educação?
Por: Marcelo
Pelas projeções do Ministério da Educação, a partir da reestruturação do ensino básico, iniciada em 2009, o Brasil deverá alcançar, no quesito educação formal, os mesmos níveis verificados entre os países mais desenvolvidos em 2022. Hoje estamos atrás de, só para ficarmos nas Américas, países como Trinidad Tobaco, Uruguai, Colômbia, México e Chile ( e ainda queremos liderar o Continente!!!)
Todos sabem que a educação é a base de qualquer país desenvolvido, com qualidade de vida e maior justiça social pois, a partir dela, é que se assenta a democracia, que se fortalece a partir das consciências cidadãs de seu povo, e que, por isso, se desenvolve economicamente e diminui suas desigualdades sociais.
E enquanto não chegamos lá vamos distribuído dinheiro: Bolsa Família, Bolsa Cultura, Minha Casa Minha Vida, Prouni e outros – presas fáceis dos malfeitores e afins.
Mas até aí tudo bem, é um começo. No entanto, será que chegaremos lá sem conhecermos e falarmos bem nosso idioma, que é um dos símbolos de nossa soberania como nação?
“ Os livro”; “Nos foi pescar” , e por aí vai, nos levará à meta, tão longínqua, de 2022?
Parece que esta pergunta o MEC não se fez pois acaba de distribuir< à todas escolas do ensino básico do Brasil, livros didáticos que ensinam que falar errado está certo: afinal não se pode discriminar quem fala errado – é o famigerado politicamente correto.
E você, o que pensa a respeito?
Você se preocupa com a sua língua pátria?
Pois é, penso que ela vai muito mal, obrigado, ou melhor, meus pêsames!
Pelas projeções do Ministério da Educação, a partir da reestruturação do ensino básico, iniciada em 2009, o Brasil deverá alcançar, no quesito educação formal, os mesmos níveis verificados entre os países mais desenvolvidos em 2022. Hoje estamos atrás de, só para ficarmos nas Américas, países como Trinidad Tobaco, Uruguai, Colômbia, México e Chile ( e ainda queremos liderar o Continente!!!)
Todos sabem que a educação é a base de qualquer país desenvolvido, com qualidade de vida e maior justiça social pois, a partir dela, é que se assenta a democracia, que se fortalece a partir das consciências cidadãs de seu povo, e que, por isso, se desenvolve economicamente e diminui suas desigualdades sociais.
E enquanto não chegamos lá vamos distribuído dinheiro: Bolsa Família, Bolsa Cultura, Minha Casa Minha Vida, Prouni e outros – presas fáceis dos malfeitores e afins.
Mas até aí tudo bem, é um começo. No entanto, será que chegaremos lá sem conhecermos e falarmos bem nosso idioma, que é um dos símbolos de nossa soberania como nação?
“ Os livro”; “Nos foi pescar” , e por aí vai, nos levará à meta, tão longínqua, de 2022?
Parece que esta pergunta o MEC não se fez pois acaba de distribuir< à todas escolas do ensino básico do Brasil, livros didáticos que ensinam que falar errado está certo: afinal não se pode discriminar quem fala errado – é o famigerado politicamente correto.
E você, o que pensa a respeito?
Você se preocupa com a sua língua pátria?
Pois é, penso que ela vai muito mal, obrigado, ou melhor, meus pêsames!
Descubra o que o Satanás quer te vender neste comercial!
Criado por Andre Price, esse filme tem 90″ e contou com a produção da alemã Baden-Württemberg e pós da Lafourmi e da NHB Vídeo. Eu poderia muito bem contar de que o comercial se trata, mas só tem graça se você descobrir. Vamos lá dê o Play.
Dirt Devil-The Exorcist from MrPrice2U on Vimeo.
Conheça como o iPod touch também pode servir como instrumento educativo
Muito se fala do poder do iPad como instrumento de educação em escolas e faculdades, mas poucos se dão conta que o mesmo pode acontecer com seu “irmão menor”, o iPod touch, que possui praticamente as mesmas funções do tablet.
O iPod touch custa metade do preço do iPad e ainda assim pode ajudar bastante na educação de crianças. Para demonstrar isso, a Apple realizou um vídeo contando o caso de uma escola elementar no subúrbio de Escondido, San Diego (EUA). A escola possui grande número de alunos filhos de imigrantes, que possuem o inglês como segunda língua, não como primeira. O iPod touch facilita (e muito) a rápida aprendizagem e aprimoramento do idioma.
É uma grande maneira de fazer as crianças aprenderem enquanto se divertem. E nem estamos falando aqui de jogos, mas da forma interativa de educar, o que atrai muito a atenção deles. Ao realizar uma leitura de textos, por exemplo, eles gravam diretamente no iPod (através do Gravador de Voz), permitindo escutarem sua voz e analisarem se ficou bom ou não. Em muitos casos, eles mesmos pedem para repetir a leitura para tentar fazer melhor, o que faz com que o aprimoramento seja imediato (o que não aconteceria se eles lessem diretamente para a professora).
Veja o vídeo completo a seguir:
Claro que nos Estados Unidos a Apple facilita muito a compra conjunta de iPods e iPads para as escolas, o que ainda não acontece no Brasil. Mas quem sabe um dia ela muda isso? =D
Conheçam o Financiamento Colaborativo
Por Cristiano Nery
Caros aspiras à administradores, publicitários, engenheiros, advogados e
afins.
Sabe aquele seu sonho, aquela ideia genial de negócio que você teve (e nunca
nem contou pra ninguém) para o qual, entra ano e sai ano, e a única coisa
que você fala é: “Ah, daqui a um tempo eu vou fazer isso! Ou; Tô sem grana
agora”? E se o dinheiro não fosse um obstáculo! E se você achasse gente
disposta a investir na sua ideia de um jeito que você mantivesse 100% dos
direitos e as pessoas ainda ficassem satisfeitas por isso? Parece impossível?
Pois bem não é!
O financiamento colaborativo (em inglês crowdfunding) é um modelo que
tem feito sucesso mundo afora nos últimos anos. A principal referência é o
norte-americano Kickstarter, que já financiou projetos de quase um milhão de
dólares. Algumas iniciativas apareceram no Brasil nos três últimos meses e, a
meu ver, que esse movimento veio pra ficar em 2011.
A ideia básica é a seguinte: um monte de gente contribuindo a partir de
pequenas quantias e recebendo algo em troca (um produto, uma experiência)
faz com que inúmeros projetos possam, digamos, sair do armário. A primeira
plataforma brasileira a apostar em financiamento colaborativo para projetos
criativos no Brasil foi o Catarse Para você não ficar perdido e de cara já
receber algumas dicas para o seu projeto acontecer, vamos conhecer os
exemplos de alguns projetos brasileiros.
1.Queremos (queremos.com.br).
Imagine que você é um daqueles fãs de carteirinha da Shakira, fica sabendo
que ela vem tocar aqui no Brasil e descobre que a turnê não vai passar em
sua cidade (muito comum aqui em Belo Horizonte), mas aí você descobre que
tem um grupo de pessoas querendo trazer o show para sua cidade e que, para
reunir essa grana, precisa de 200 reais pelo ingresso pago por um determinado
número de pessoas, e ainda se não conseguir reunir o dinheiro suficiente,
você ainda poderá receber seu dinheiro de volta; sensacional, né? A ideia
do “Queremos” é basicamente essa: fazer com que eventos sensacionais não
fujam da sua cidade e que os próprios fãs da banda possam se juntar para que
isso aconteça. Em menos de 6 meses de funcionamento, o que começou com
alguns amigos, trocando e-mails, se transformou em uma plataforma que já
levou 9 shows para o Rio.
Ela quer fazer uma viagem por 12 cidades ao redor do mundo, e ficar em cada uma delas por um mês. São cidades nas quais o design urbano foi reformulado pra que elas se tornassem um lugar melhor para pedestres e ciclistas, com a ideia de melhorar a vida dos seus habitantes. O que a Natália quer é fazer uma mega levantamento sobre isso pra ver como a gente pode melhorar as nossas cidades por aqui.
Ela até poderia vender a pauta para um jornal, uma revista e ter a grana pra viajar. O que muda a história é que ela quer espalhar essa história pra todo mundo, sem se prender a uma mídia ou outra. Como juntar grana então? Crowdfunding! O projeto captou incríveis R$25.785, de 285 pessoas em apenas 60 dias. Nada mal.
Cidades para Pessoas from Natália Garcia on Vimeo.
3. Pulp Dance
Macho que é macho gosta de ver sangue e, por isso, gosta dos filmes do Tarantino. Foi inspirado neles que um grupo de dança de Porto Alegre criou o espetáculo Pulp Dance, com direito a cenas de tortura e espaço para diálogos do jeito bizarro que o diretor sempre lança mão.
Você pode ficar com um pé atrás por achar que dança não é do seu gosto, mas o espetáculo é cheio de mulheres gostosas lindas e tem cenas que misturam provocações sexuais e situações engraçadas.
O bacana (além das mulheres) é que o grupo quer fazer esse trabalho de forma totalmente independente, sem ficar refém de editais públicos – aquela burocracia que todo mundo conhece. Para resolver o problema, iniciaram uma campanha de crowdfunding. Deu certo. Vale a pena ver o vídeo do pessoal.
Pulp Dance from Catarse on Vimeo.
4. Ajude um repórter
Sabe quando você chega no final do dia, vai olhar seu email pessoal e tem lá 200 emails novos? E, pior, entre todos, só dois ou três têm alguma coisa realmente interessante.
Não é muito diferente do que acontecesse com os jornalistas hoje. É uma chuva de gente mandando press release, querendo publicar algo na imprensa, sem perguntar antes ou querer saber se aquilo é do interesse do jornalista para as suas pautas.
O Ajude um Repórter (ARPO) é um serviços daqueles que causam um “Ah, e por que ainda não existia?”. O que ele faz é inverter a ordem das coisas pra facilitar a vida de todo mundo. O repórter lança a pauta e as fontes que puderem contribuir com aquele assunto entram em contato com ele.
Esse serviço hoje é feito basicamente pelo perfil @ajudeumreporter – e muita gente ainda acha que o Twitter não serve pra nada – mas a ideia é expandir para uma plataforma bem mais bacana e com mais funcionalidades.
Como para construir um site bom é necessário uma grana, o jeito foi montar uma campanha crowdfunding e pedir para o público ajuda pra financiar essa empreitada, oferecendo alguns mimos em troca (como um caderno estilo Moleskine com o logo do ARPO para quem apoiar com R$50).
Em 60 dias o projeto levantou R$15.695, de 190 pessoas.
Ajude um Repórter from Gustavo Carneiro on Vimeo.
5. Eu Maior
O Eu Maior é um documentário sobre autoconhecimento e busca da felicidade – não, seu tapado, não é autoajuda e não é assunto de baitola. Talvez se conhecer melhor seja uma das maneiras mais primorosas pra você descobrir o homem que há dentro de você e começar a fazer as coisas acontecerem.
O filme ainda está em fase de produção, mas já tem um monte de gente de peso que já deu entrevista: Monja Coen, Leonardo Boff (um dos homens que você deveria conhecer, segundo o próprio PdH), Carlos Burle (o surfista de ondas gigantes), Marcelo Yuka e por aí vai.
O bacana é que mesmo o projeto estando dentro de uma lei de incentivo, grande parte da captação (R$200mil) não está sendo feito com empresas, mas sim direto com o público, a partir de cotas de R$100. Até hoje já foram levantados praticamente de R$90mil. E eles ainda te dão direito a restituir esse valor do seu Imposto de Renda e de você garantir sua cadeira na pré-estreia do filme nos cinemas.
Pensa só: você, no fim, não paga nada e ainda ganha um ingresso, quer mais o quê?
O vídeo que o pessoal fez pra ilustrar as pessoas a apoiarem o projeto e ajudar a entender como funciona o lance do imposto de renda. É das coisas mais bonitonas já feitas pra ensinar alguma coisa aparentemente chata de se explicar.
EU MAIOR - Patrocine você também! from EU MAIOR on Vimeo.
6. Meu time de futebol
Querer ser jogador de futebol é coisa que todo homem sonha. Poder ter seu próprio time de futebol não é coisa que todo homem sonha porque ele acha que isso é bem mais impossível do que querer ser jogador. Mas não é mais.
Inspirado no gringo MyFootBallClub, um grupo de brasileiros está dando os primeiros passos para criar o Meu Time de Futebol. A ideia é que um monte de gente, podendo adquirir pequenas quotas, compre um time de futebol – de verdade! No site tem até uma votação para definir qual time deveria ser comprado (o mais votado até agora é o Sport Clube Maguary, do Ceará).
O projeto está em uma etapa para conseguir captar R$ 4 milhões que servirá para comprar o time e investir na sua infraestrutura.
O mais sensacional é que quando o time for jogar, os próprios torcedores poderão dar seus pitacos na escalação – e ai do técnico se ele não der ouvido, afinal, seu cargo está na mão dos torcedores.
7. Rabiscaria
Você não tem como discordar de que é do caralho ter aquele produto exclusivo, com edição limitada. Rabiscaria é uma loja online que faz esse tipo de produto ao unir o bem em si com o trabalho de um artista plástico. A ideia é criar produtos – copos de whisky, copos de vodka (a ideia é vender mais outras coisas, mas o que mais você precisa em casa do que apetrechos para whisky e vodka?) – que tenham um design único.
Para começar o negócio, eles já tinham o site, o desenho dos primeiros produtos e o parceiro para fabricá-los. Só faltava a grana inicial pra produzir as primeiras peças e é ela que eles resolveram buscar através do crowdfunding.
Lógico, a campanha foi um sucesso e eles arrecadaram mais de R$23 mil em 45 dias.
Rabiscaria from Rabiscaria on Vimeo.
8. A Quente A Frio
Filme de ação com atropelamento, morte, bandido, ok. Se o bandido é atropelado bem na hora que estava assaltando, e morre, já não parece mais uma história convencional. Se a pessoa que estava sendo assaltada é a acusada de matar o bandido, mesmo que ela não tenha nenhuma culpa no cartório, mas não consegue provar isso, aí a trama começa a se encher de suspense e já fica na cara de que o filme é bom.
Na real, o A Quente A Frio é um filme foda. Ele já está gravado, cheio de gente conhecida no elenco. Pra listar três nomes: Caco Ciocler, Gustavo Machado, Marcelo Serrado. Uma parte pra lá de importante pra um filme acontecer é a pós-produção. Pra não depender de verba pública, leis de incentivo, burocracias infinitas, a roteirista e diretora Juliana Reis se aventurou em uma campanha de crowdfunding pra levantar R$45.000 para essa etapa final.
O projeto tem pouco mais de 60 dias pra conseguir levantar esse valor. Tirando R$10 da carteira você já pode fazer parte do time de apoiadores. Tem recompensa até pra você viajar com a equipe do filme pra apresentá-lo em festivais internacionais.
A Quente A Frio! Catarse (crowd funding) from Juliana Reis on Vimeo.
A primeira plataforma brasileira a apostar em financiamento colaborativo para projetos criativos (empreendedores, artísticos, jornalísticos, esportivos) no Brasil foi o Catarse (e eu, sou um dos sócios). O site está no ar há 3 meses mês e já tem mais de 20 projetos levantando grana por lá .
Pequena retrospectiva e grande surpresa do Catarse from Catarse on Vimeo.
Então, já pensou que sua ideia pode se tornar realidade e ser encorpada por
centenas de pessoas, assim como dos exemplos acima? E aí, o que está
esperando? Tire logo sua ideia do armário!
Caros aspiras à administradores, publicitários, engenheiros, advogados e
afins.
Sabe aquele seu sonho, aquela ideia genial de negócio que você teve (e nunca
nem contou pra ninguém) para o qual, entra ano e sai ano, e a única coisa
que você fala é: “Ah, daqui a um tempo eu vou fazer isso! Ou; Tô sem grana
agora”? E se o dinheiro não fosse um obstáculo! E se você achasse gente
disposta a investir na sua ideia de um jeito que você mantivesse 100% dos
direitos e as pessoas ainda ficassem satisfeitas por isso? Parece impossível?
Pois bem não é!
O financiamento colaborativo (em inglês crowdfunding) é um modelo que
tem feito sucesso mundo afora nos últimos anos. A principal referência é o
norte-americano Kickstarter, que já financiou projetos de quase um milhão de
dólares. Algumas iniciativas apareceram no Brasil nos três últimos meses e, a
meu ver, que esse movimento veio pra ficar em 2011.
A ideia básica é a seguinte: um monte de gente contribuindo a partir de
pequenas quantias e recebendo algo em troca (um produto, uma experiência)
faz com que inúmeros projetos possam, digamos, sair do armário. A primeira
plataforma brasileira a apostar em financiamento colaborativo para projetos
criativos no Brasil foi o Catarse Para você não ficar perdido e de cara já
receber algumas dicas para o seu projeto acontecer, vamos conhecer os
exemplos de alguns projetos brasileiros.
1.Queremos (queremos.com.br).
Imagine que você é um daqueles fãs de carteirinha da Shakira, fica sabendo
que ela vem tocar aqui no Brasil e descobre que a turnê não vai passar em
sua cidade (muito comum aqui em Belo Horizonte), mas aí você descobre que
tem um grupo de pessoas querendo trazer o show para sua cidade e que, para
reunir essa grana, precisa de 200 reais pelo ingresso pago por um determinado
número de pessoas, e ainda se não conseguir reunir o dinheiro suficiente,
você ainda poderá receber seu dinheiro de volta; sensacional, né? A ideia
do “Queremos” é basicamente essa: fazer com que eventos sensacionais não
fujam da sua cidade e que os próprios fãs da banda possam se juntar para que
isso aconteça. Em menos de 6 meses de funcionamento, o que começou com
alguns amigos, trocando e-mails, se transformou em uma plataforma que já
levou 9 shows para o Rio.
2. Cidades para pessoas
Tem coisa pior do que engarrafamento o dia todo, todo dia? Até tem: dar 20 voltas na quadra e não achar nunca um lugar pra estacionar. E esses são só dois dos problemas que as cidades tem hoje em dia envolvendo transporte. A jornalista Natália Garcia é daquelas que se incomoda com isso, mas não para por aí. Ela está se mexendo pra mudar essa realidade.Ela quer fazer uma viagem por 12 cidades ao redor do mundo, e ficar em cada uma delas por um mês. São cidades nas quais o design urbano foi reformulado pra que elas se tornassem um lugar melhor para pedestres e ciclistas, com a ideia de melhorar a vida dos seus habitantes. O que a Natália quer é fazer uma mega levantamento sobre isso pra ver como a gente pode melhorar as nossas cidades por aqui.
Ela até poderia vender a pauta para um jornal, uma revista e ter a grana pra viajar. O que muda a história é que ela quer espalhar essa história pra todo mundo, sem se prender a uma mídia ou outra. Como juntar grana então? Crowdfunding! O projeto captou incríveis R$25.785, de 285 pessoas em apenas 60 dias. Nada mal.
Cidades para Pessoas from Natália Garcia on Vimeo.
3. Pulp Dance
Macho que é macho gosta de ver sangue e, por isso, gosta dos filmes do Tarantino. Foi inspirado neles que um grupo de dança de Porto Alegre criou o espetáculo Pulp Dance, com direito a cenas de tortura e espaço para diálogos do jeito bizarro que o diretor sempre lança mão.
Você pode ficar com um pé atrás por achar que dança não é do seu gosto, mas o espetáculo é cheio de mulheres gostosas lindas e tem cenas que misturam provocações sexuais e situações engraçadas.
O bacana (além das mulheres) é que o grupo quer fazer esse trabalho de forma totalmente independente, sem ficar refém de editais públicos – aquela burocracia que todo mundo conhece. Para resolver o problema, iniciaram uma campanha de crowdfunding. Deu certo. Vale a pena ver o vídeo do pessoal.
Pulp Dance from Catarse on Vimeo.
4. Ajude um repórter
Sabe quando você chega no final do dia, vai olhar seu email pessoal e tem lá 200 emails novos? E, pior, entre todos, só dois ou três têm alguma coisa realmente interessante.
Não é muito diferente do que acontecesse com os jornalistas hoje. É uma chuva de gente mandando press release, querendo publicar algo na imprensa, sem perguntar antes ou querer saber se aquilo é do interesse do jornalista para as suas pautas.
O Ajude um Repórter (ARPO) é um serviços daqueles que causam um “Ah, e por que ainda não existia?”. O que ele faz é inverter a ordem das coisas pra facilitar a vida de todo mundo. O repórter lança a pauta e as fontes que puderem contribuir com aquele assunto entram em contato com ele.
Esse serviço hoje é feito basicamente pelo perfil @ajudeumreporter – e muita gente ainda acha que o Twitter não serve pra nada – mas a ideia é expandir para uma plataforma bem mais bacana e com mais funcionalidades.
Como para construir um site bom é necessário uma grana, o jeito foi montar uma campanha crowdfunding e pedir para o público ajuda pra financiar essa empreitada, oferecendo alguns mimos em troca (como um caderno estilo Moleskine com o logo do ARPO para quem apoiar com R$50).
Em 60 dias o projeto levantou R$15.695, de 190 pessoas.
Ajude um Repórter from Gustavo Carneiro on Vimeo.
5. Eu Maior
O Eu Maior é um documentário sobre autoconhecimento e busca da felicidade – não, seu tapado, não é autoajuda e não é assunto de baitola. Talvez se conhecer melhor seja uma das maneiras mais primorosas pra você descobrir o homem que há dentro de você e começar a fazer as coisas acontecerem.
O filme ainda está em fase de produção, mas já tem um monte de gente de peso que já deu entrevista: Monja Coen, Leonardo Boff (um dos homens que você deveria conhecer, segundo o próprio PdH), Carlos Burle (o surfista de ondas gigantes), Marcelo Yuka e por aí vai.
O bacana é que mesmo o projeto estando dentro de uma lei de incentivo, grande parte da captação (R$200mil) não está sendo feito com empresas, mas sim direto com o público, a partir de cotas de R$100. Até hoje já foram levantados praticamente de R$90mil. E eles ainda te dão direito a restituir esse valor do seu Imposto de Renda e de você garantir sua cadeira na pré-estreia do filme nos cinemas.
Pensa só: você, no fim, não paga nada e ainda ganha um ingresso, quer mais o quê?
O vídeo que o pessoal fez pra ilustrar as pessoas a apoiarem o projeto e ajudar a entender como funciona o lance do imposto de renda. É das coisas mais bonitonas já feitas pra ensinar alguma coisa aparentemente chata de se explicar.
EU MAIOR - Patrocine você também! from EU MAIOR on Vimeo.
6. Meu time de futebol
Querer ser jogador de futebol é coisa que todo homem sonha. Poder ter seu próprio time de futebol não é coisa que todo homem sonha porque ele acha que isso é bem mais impossível do que querer ser jogador. Mas não é mais.
Inspirado no gringo MyFootBallClub, um grupo de brasileiros está dando os primeiros passos para criar o Meu Time de Futebol. A ideia é que um monte de gente, podendo adquirir pequenas quotas, compre um time de futebol – de verdade! No site tem até uma votação para definir qual time deveria ser comprado (o mais votado até agora é o Sport Clube Maguary, do Ceará).
O projeto está em uma etapa para conseguir captar R$ 4 milhões que servirá para comprar o time e investir na sua infraestrutura.
O mais sensacional é que quando o time for jogar, os próprios torcedores poderão dar seus pitacos na escalação – e ai do técnico se ele não der ouvido, afinal, seu cargo está na mão dos torcedores.
7. Rabiscaria
Você não tem como discordar de que é do caralho ter aquele produto exclusivo, com edição limitada. Rabiscaria é uma loja online que faz esse tipo de produto ao unir o bem em si com o trabalho de um artista plástico. A ideia é criar produtos – copos de whisky, copos de vodka (a ideia é vender mais outras coisas, mas o que mais você precisa em casa do que apetrechos para whisky e vodka?) – que tenham um design único.
Para começar o negócio, eles já tinham o site, o desenho dos primeiros produtos e o parceiro para fabricá-los. Só faltava a grana inicial pra produzir as primeiras peças e é ela que eles resolveram buscar através do crowdfunding.
Lógico, a campanha foi um sucesso e eles arrecadaram mais de R$23 mil em 45 dias.
Rabiscaria from Rabiscaria on Vimeo.
8. A Quente A Frio
Filme de ação com atropelamento, morte, bandido, ok. Se o bandido é atropelado bem na hora que estava assaltando, e morre, já não parece mais uma história convencional. Se a pessoa que estava sendo assaltada é a acusada de matar o bandido, mesmo que ela não tenha nenhuma culpa no cartório, mas não consegue provar isso, aí a trama começa a se encher de suspense e já fica na cara de que o filme é bom.
Na real, o A Quente A Frio é um filme foda. Ele já está gravado, cheio de gente conhecida no elenco. Pra listar três nomes: Caco Ciocler, Gustavo Machado, Marcelo Serrado. Uma parte pra lá de importante pra um filme acontecer é a pós-produção. Pra não depender de verba pública, leis de incentivo, burocracias infinitas, a roteirista e diretora Juliana Reis se aventurou em uma campanha de crowdfunding pra levantar R$45.000 para essa etapa final.
O projeto tem pouco mais de 60 dias pra conseguir levantar esse valor. Tirando R$10 da carteira você já pode fazer parte do time de apoiadores. Tem recompensa até pra você viajar com a equipe do filme pra apresentá-lo em festivais internacionais.
A Quente A Frio! Catarse (crowd funding) from Juliana Reis on Vimeo.
A primeira plataforma brasileira a apostar em financiamento colaborativo para projetos criativos (empreendedores, artísticos, jornalísticos, esportivos) no Brasil foi o Catarse (e eu, sou um dos sócios). O site está no ar há 3 meses mês e já tem mais de 20 projetos levantando grana por lá .
Pequena retrospectiva e grande surpresa do Catarse from Catarse on Vimeo.
Então, já pensou que sua ideia pode se tornar realidade e ser encorpada por
centenas de pessoas, assim como dos exemplos acima? E aí, o que está
esperando? Tire logo sua ideia do armário!
11 de jun. de 2011
Apple apresenta iOS 5, Mac OS Lion e iCloud
Sem muitas delongas, o CEO chamou Phil Schiller e Craig Federighi para apresentar em o Mac OS X Lion. Schiller disse que há mais de 54 milhões de usuários usando o Mac ao redor do mundo, e o mercado de PCs encolheu 1% em um ano, enquanto o do Mac cresceu 28%.
Clique na imagem para ver a apresentação da WWDC11 completa ou se quiser você pode baixar ela pelo iTunes através deste link aqui

Mac OS X Lion
O novo sistema operacional Mac OS X Lion traz 250 novidades e e três mil novas APIs para os desenvolvedores brincarem. Como os boatos já diziam, o sistema só será vendido pela Mac App Store e, continuando com a política de baixo preço do Snow Leopard, o Mac OS X Lion custará somente US$ 29,99. A versão Server custará US$ 49,99.
O Resume é uma das novidades mais empolgantes do Lion. Com ele, os aplicativos voltar a funcionar exatamente no ponto em que pararam quando nós precisamos reiniciar o Mac ou o software. Junto com ele, temos o Auto Save, que automatica e continuamente salva os nossos documentos enquanto trabalhamos. O Versions cria automaticamente um histórico dos documentos e nos permite navegar, reverter e até copiar e colar conteúdo de versões anteriores.
Outra novidade muito bem vinda foi o AirDrop, que encontra Macs na mesma rede e estabelece uma conexão peer-to-peer, podendo transferir arquivos rapidamente de um para o outro.
Novo iOS 5
O iOS 5 na minha opinião foi muito mais impolgante que o lançamento do Mac Os lion, ele veio com melhorias impressionates, para mim e a melhor atualização já feita em 4 anos de sistemas da apple. O iOS 5 vai surpreender você, espera que com esse sistema novo as vendas a apple aumente consideravelmente. Veja o vídeo a belezura que ficou:
Vejam como o iOS5 e clicando na imagem abaixo:
iPhone

iPad

iMessange
Enquanto os rumores indicam que o BBM, o serviço de mensagens gratuitas entre usuários de BlackBerry, pode se expandir para outras plataformas, a Apple antecipou uma possível invasão com o iMessage, um app de mensagens para iOS 5 que não comerá seus créditos e funcionará via Wi-Fi e 3G.
Criado para iPhone, iPod touch e iPad, o sistema cria a possibilidade de conversar com um amigo ou vários ao mesmo tempo — e enviar fotos, vídeos e contato, além de poder encaminhar SMS que você recebeu. Se você começar a conversar no iPad e de repente tiver que sair, você pode reabrir a conversa de onde ela parou no iPhone.
iCloud

O iCloud irá guardar suas fotos, vídeos, músicas, contatos e outros arquivos, que poderão ser acessados de qualquer aparelho, seja ele um desktop, um notebook, um tablet, um smartphone ou um iPod touch.
Gratuito. Tirando o iTunes na nuvem, o iCloud é um serviço gratuito. Isso significa que os usuários terão 5GB para usar do jeito que quiser. Seja para subir vídeos, fotos, músicas, a escolha é sua.
O iTunes irá pegar suas músicas e jogá-las no ar, para o servidor da iCloud. Isso é um serviço separado que custa US$ 25 por ano para até 5 mil músicas. Se você já comprou músicas na iTunes Store, ele permitirá o download novamente de qualquer música em qualquer aparelho com iCloud. E, melhor de tudo, os não compradores de iTunes poderão brincar também.
Se você não construiu toda a sua biblioteca de músicas na loja da Apple, há uma solução que pode ser milagrosa e mirabolante: o iTunes Match. Por aqueles mesmos 25 dólares, a Apple fará uma atualização e misturará sua biblioteca com a deles, oferecendo arquivos AAC de 256 kbps, com a mesma opção de download de qualquer aparelho. Será que isso irá funcionar com um mar de músicas baixadas via torrent? Ainda não há certeza, mas não há razões para acreditar que seria impossível.
Ou seja, se você tiver um monte de CDs ripados ou uma coleção encontrada no site de torrent mais próximo, a Apple dará acesso ilimitado a tudo isso pela nuvem, em vários aparelhos, por 25 dólares anuais. Para completar, o que for baixado pelo iTunes Match não conta nos 5GB disponibilizados gratuitamente. O pessoal da RIAA deve estar chorando lágrimas de sangue.
e ai o que acharam das novidades da apple, eu estou pulando de alegria!!
(Via @ #queroserpublicitario)
Clique na imagem para ver a apresentação da WWDC11 completa ou se quiser você pode baixar ela pelo iTunes através deste link aqui

Mac OS X Lion
O novo sistema operacional Mac OS X Lion traz 250 novidades e e três mil novas APIs para os desenvolvedores brincarem. Como os boatos já diziam, o sistema só será vendido pela Mac App Store e, continuando com a política de baixo preço do Snow Leopard, o Mac OS X Lion custará somente US$ 29,99. A versão Server custará US$ 49,99.
O Resume é uma das novidades mais empolgantes do Lion. Com ele, os aplicativos voltar a funcionar exatamente no ponto em que pararam quando nós precisamos reiniciar o Mac ou o software. Junto com ele, temos o Auto Save, que automatica e continuamente salva os nossos documentos enquanto trabalhamos. O Versions cria automaticamente um histórico dos documentos e nos permite navegar, reverter e até copiar e colar conteúdo de versões anteriores.
Outra novidade muito bem vinda foi o AirDrop, que encontra Macs na mesma rede e estabelece uma conexão peer-to-peer, podendo transferir arquivos rapidamente de um para o outro.
Novo iOS 5
O iOS 5 na minha opinião foi muito mais impolgante que o lançamento do Mac Os lion, ele veio com melhorias impressionates, para mim e a melhor atualização já feita em 4 anos de sistemas da apple. O iOS 5 vai surpreender você, espera que com esse sistema novo as vendas a apple aumente consideravelmente. Veja o vídeo a belezura que ficou:
Vejam como o iOS5 e clicando na imagem abaixo:
iPhone

iPad

iMessange
Enquanto os rumores indicam que o BBM, o serviço de mensagens gratuitas entre usuários de BlackBerry, pode se expandir para outras plataformas, a Apple antecipou uma possível invasão com o iMessage, um app de mensagens para iOS 5 que não comerá seus créditos e funcionará via Wi-Fi e 3G.
Criado para iPhone, iPod touch e iPad, o sistema cria a possibilidade de conversar com um amigo ou vários ao mesmo tempo — e enviar fotos, vídeos e contato, além de poder encaminhar SMS que você recebeu. Se você começar a conversar no iPad e de repente tiver que sair, você pode reabrir a conversa de onde ela parou no iPhone.
iCloud

O iCloud irá guardar suas fotos, vídeos, músicas, contatos e outros arquivos, que poderão ser acessados de qualquer aparelho, seja ele um desktop, um notebook, um tablet, um smartphone ou um iPod touch.
Gratuito. Tirando o iTunes na nuvem, o iCloud é um serviço gratuito. Isso significa que os usuários terão 5GB para usar do jeito que quiser. Seja para subir vídeos, fotos, músicas, a escolha é sua.
O iTunes irá pegar suas músicas e jogá-las no ar, para o servidor da iCloud. Isso é um serviço separado que custa US$ 25 por ano para até 5 mil músicas. Se você já comprou músicas na iTunes Store, ele permitirá o download novamente de qualquer música em qualquer aparelho com iCloud. E, melhor de tudo, os não compradores de iTunes poderão brincar também.
Se você não construiu toda a sua biblioteca de músicas na loja da Apple, há uma solução que pode ser milagrosa e mirabolante: o iTunes Match. Por aqueles mesmos 25 dólares, a Apple fará uma atualização e misturará sua biblioteca com a deles, oferecendo arquivos AAC de 256 kbps, com a mesma opção de download de qualquer aparelho. Será que isso irá funcionar com um mar de músicas baixadas via torrent? Ainda não há certeza, mas não há razões para acreditar que seria impossível.
Ou seja, se você tiver um monte de CDs ripados ou uma coleção encontrada no site de torrent mais próximo, a Apple dará acesso ilimitado a tudo isso pela nuvem, em vários aparelhos, por 25 dólares anuais. Para completar, o que for baixado pelo iTunes Match não conta nos 5GB disponibilizados gratuitamente. O pessoal da RIAA deve estar chorando lágrimas de sangue.
e ai o que acharam das novidades da apple, eu estou pulando de alegria!!
(Via @ #queroserpublicitario)
3 de jun. de 2011
Entrevista com o Professor Flavio Augusto [Completa!]
Vocês escolheram e aqui está ele: O entrevistado dessa edição é o nosso grande amigo, Flávio Augusto, professor de Marketing e de Comércio Eletrônico. Trabalha na faculdade PROMOVE desde 2005 e orienta os alunos nos trabalhos de conclusão de curso.
1° Para quem deseja ter uma loja virtual e não sabe por onde começar, qual a dica você dá, para essa pessoa entrar nesse mundo do e-commerce?
Faça um plano de negócio, no qual assuntos cruciais devem ser abordados e determinarão se o projeto pode ou não ser viabilizado. Assuntos tais: Mercado, poder de investimento, público, produto...
2° O que você considera inovação?
Fazer diferente, fazer o novo, ter novas idéias, tudo isso atrelado ao sucesso.
Um tipo de inovação que vem sendo muita discutida no momento é a Open innovation ou inovação aberta, que quer dizer que empresas ou pessoas utilizam, compram ou licenciam processos de inovação de outras pessoas ou empresas.
3° Você acha que essas novas agências de marketing digital propõem um modelo de
agência que pode substituir por completo as agências tradicionais, que conhecemos hoje?
Substituir não, mas as agências tradicionais vão precisar de um novo catálogo de serviço no qual esses serviços devem ser inseridos.
4° Qual a importância do marketing virtual para uma empresa?
Marketing Viral é uma expressão nova para o antigo Marketing boca-a-boca, ele é tão importante quanto as demais modalidade de marketing, as suas características principais são: a velocidade de propagação e o baixo custo para se alcançar um objetivo. Vale ressaltar que isso não é uma regra.
5° Até que ponto as redes sociais podem influenciar nas estratégias de marketing de uma empresa?
Se a empresa estiver realmente inserida nesse mundo, pode influenciar sim, e muito.
Hoje nas redes sociais é possível obter todo tipo de informação do seu público, do mercado e até da sua marca. Hoje uma empresa pode optar por uma estratégia e isso já acontece só com informações coletadas nas redes.
6° Com todo desenvolvimento tecnológico que temos hoje e com quase todos os aparelhos com acesso a internet, podemos dizer que não à limites para a comunicação?
Desconheço a palavra Limite.
7° Qual fator, o Professor, julga ser essencial para uma boa campanha publicitária?
Inovação, criatividade e claro um bom produto.
8° Empresas de diversos lugares gastam cada vez mais com planos de marketing bem elaborados, mas por que ainda se tem a impressão que o consumidor está cada vez mais desconfiado?
Não que eles estejam desconfiados, hoje a informação está muita mais acessível com a internet e com isso os consumidores criaram o hábito de pesquisarem tudo.
9° Hoje as empresas oferecem várias vagas de estágios; só que na maioria das vezes, elas exigem um conhecimento prévio do serviço a ser executado. O que o Professor pensa sobre isso? As empresas não deveriam nos preparar ao invés de exigir-nos? O estágio não deveria ser um aprendizado?
Concordo com você, o objetivo do estágio sempre foi preparar o aluno para o mercado, entretanto, algumas empresas nos tempos de hoje exigem conhecimento do processo, mas se isso virar uma tendência cabe aos alunos se prepararem ou buscarem empresas que invistam na capacitação e preparação de futuros colaboradores.
10° Você acha que redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, pode vim a ser abandonada um dia?
As ferramentas sim, o conceito não. O Orkut já foi todos estão migrando para o Facebook, que pode ficar até aparecer outro melhor.
11° Qual o fator você julga essencial para uma boa campanha publicitária?
Inovação, criatividade e claro um bom produto.
Bom esse e o nosso professor Flavio Augusto, gostaram de conhece-lo melhor? quer saber mais? mande perguntas nos comentários.
Quer que o seu professor seja entrevistado? Vote em nossa enquete e só clicar aqui.
1° Para quem deseja ter uma loja virtual e não sabe por onde começar, qual a dica você dá, para essa pessoa entrar nesse mundo do e-commerce?
Faça um plano de negócio, no qual assuntos cruciais devem ser abordados e determinarão se o projeto pode ou não ser viabilizado. Assuntos tais: Mercado, poder de investimento, público, produto...
2° O que você considera inovação?
Fazer diferente, fazer o novo, ter novas idéias, tudo isso atrelado ao sucesso.
Um tipo de inovação que vem sendo muita discutida no momento é a Open innovation ou inovação aberta, que quer dizer que empresas ou pessoas utilizam, compram ou licenciam processos de inovação de outras pessoas ou empresas.
3° Você acha que essas novas agências de marketing digital propõem um modelo de
agência que pode substituir por completo as agências tradicionais, que conhecemos hoje?
Substituir não, mas as agências tradicionais vão precisar de um novo catálogo de serviço no qual esses serviços devem ser inseridos.
4° Qual a importância do marketing virtual para uma empresa?
Marketing Viral é uma expressão nova para o antigo Marketing boca-a-boca, ele é tão importante quanto as demais modalidade de marketing, as suas características principais são: a velocidade de propagação e o baixo custo para se alcançar um objetivo. Vale ressaltar que isso não é uma regra.
5° Até que ponto as redes sociais podem influenciar nas estratégias de marketing de uma empresa?
Se a empresa estiver realmente inserida nesse mundo, pode influenciar sim, e muito.
Hoje nas redes sociais é possível obter todo tipo de informação do seu público, do mercado e até da sua marca. Hoje uma empresa pode optar por uma estratégia e isso já acontece só com informações coletadas nas redes.
6° Com todo desenvolvimento tecnológico que temos hoje e com quase todos os aparelhos com acesso a internet, podemos dizer que não à limites para a comunicação?
Desconheço a palavra Limite.
7° Qual fator, o Professor, julga ser essencial para uma boa campanha publicitária?
Inovação, criatividade e claro um bom produto.
8° Empresas de diversos lugares gastam cada vez mais com planos de marketing bem elaborados, mas por que ainda se tem a impressão que o consumidor está cada vez mais desconfiado?
Não que eles estejam desconfiados, hoje a informação está muita mais acessível com a internet e com isso os consumidores criaram o hábito de pesquisarem tudo.
9° Hoje as empresas oferecem várias vagas de estágios; só que na maioria das vezes, elas exigem um conhecimento prévio do serviço a ser executado. O que o Professor pensa sobre isso? As empresas não deveriam nos preparar ao invés de exigir-nos? O estágio não deveria ser um aprendizado?
Concordo com você, o objetivo do estágio sempre foi preparar o aluno para o mercado, entretanto, algumas empresas nos tempos de hoje exigem conhecimento do processo, mas se isso virar uma tendência cabe aos alunos se prepararem ou buscarem empresas que invistam na capacitação e preparação de futuros colaboradores.
10° Você acha que redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, pode vim a ser abandonada um dia?
As ferramentas sim, o conceito não. O Orkut já foi todos estão migrando para o Facebook, que pode ficar até aparecer outro melhor.
11° Qual o fator você julga essencial para uma boa campanha publicitária?
Inovação, criatividade e claro um bom produto.
Quer que o seu professor seja entrevistado? Vote em nossa enquete e só clicar aqui.
24 de mai. de 2011
PONTO DE VISTA
Por Gustavo
Hoje encontramos em nossa cidade uma grande dificuldade de
deslocamento. Trajetos que eram curtos vêm a cada dia crescendo mais
e mais. Todos se perguntam: o que esta acontecendo? Quanto maior o
poder econômico e maiores as tecnologias de locomoção, mais atrasados
estamos. Poderia o relógio estar correndo mais rápido? Provavelmente
não, tragicamente não. O que nos acometa é uma triste realidade urbana
chamada “Caos no trânsito”. Isso vem trazendo problemas para várias cidades,
inclusive BH.
Em programas de governo, como de Márcio Lacerda e Antônio
Anastasia, sempre eram abordados os temas de melhoria do trânsito da
capital, mas o que se vê, é a cada dia um cenário mais precário nas avenidas
espalhadas pela cidade.
Obras, como a da Avenida Pedro II, José Cândido da Silveira, entre
outras, são somente promessas não cumpridas. No ano de 2008 foi votado o
OP Digital e com 40% dos votos a vencedora foi a obra da Trincheira da Praça
São Vicente com Anel rodoviário, que desafogaria o trânsito de pelo menos 15
bairros da região, porém essa obra não começou e não há previsão de início
da mesma (fonte: PBH).
Obras que perderam essa votação como a do eixo Sul, no bairro
Belvedere, já foram executadas; mas, por alguma razão, outras que teriam
uma relevância maior na cidade, nem se ouve falar delas. Algumas em bairros
nobres são executadas com rapidez. Por quê? Atualmente o governo de
BH gasta milhões com publicidade a toda hora na TV e a população só vê
as melhorias anunciadas na própria propaganda, pois, na vida real é bem
diferente da fantasia publicitária da prefeitura.
O governo pretende fazer ciclovias pela cidade - que seria uma ótima
opção se não morássemos entre serras e fôssemos cercados por morros.
Teremos ciclovias e por elas empurraremos nossas bicicletas morro acima.
Parabéns Prefeitura! É isso mesmo que precisávamos.
Aqui deixarei uma pergunta e você, leitor, responderá: temos em BH,
realmente, a melhor prefeitura do Brasil?
23 de mai. de 2011
Serra do Cipó.
Por Igor Totti e Raphael Mungo.
Juquinha da Serra era um andarilho que vivia na Serra do Cipó.
Figura folclórica da região, ele acabou tornando-se um ponto turístico
local. Era comum vê-lo trocando as suas flores e plantas colhidas por
qualquer coisa que os visitantes traziam: de pequenos utensílios até um
prato de comida.
A sua identificação com a Serra era tal que em 1987, após a sua morte,
prefeitos e população das cidades vizinhas resolveram homenageá-lo
com uma estátua localizada em um dos pontos mais altos da paisagem.
A obra foi realizada pela artista Virgínia Ferreira e levou 8 meses para
ser finalizada. Naturalmente, pela história, localização e perfil dos
Freqüentadores, a estátua acabou ganhando contornos místicos. A sua
semelhança com algum personagem que estampa capa de discos do
Led Zeppelin e do Jehtro Tull contribui para a aura esotérica.
Segundo alguns moradores da região, o Juquinha da Serra, costuma
aparecer para ajudar pessoas que se perdem pela Serra do Cipó, afora.
![]() |
| Estátua em homenagem ao Juquinha. |
![]() |
| Juquinha |
#Humor
Por: Cristiano Nery e Douglas Lages
Charge do mês:
#hastagdomês: #filmecombanana
No perfil do Porém Banana esse mês fizemos uma brincadeira com filmes com banana, e as melhores twittadas foram de @cristianonery @meninojoaes e @nanamiranda :
Entendendo a Comunicação
As pessoas sempre pedem uma explicação sobre o que é, exatamente, marketing e
comunicação. Pois ai vai uma das melhores explicações.
1. Você vê um cara numa festa. Você vai até ele e diz: "Eu sou muito boa de cama".
Isto é Marketing Direto.
2. Você está numa festa com um grupo de amigas e vê um cara. Uma delas vai até ele e,
apontando para você, ela diz:
“Aquela ali é fantástica na cama".
Isto é Publicidade.
3. Você vê um cara numa festa. Você vai até ele e consegue o seu telefone. Você liga no dia
seguinte e diz:
“Oi! Eu sou ótima de cama".
Isto é Telemarketing.
4. Você vê um cara numa festa. Você se levanta, ajeita o vestido, vai até ele e diz:
“Com licença".
E ajeita a gravata dele, rosando seu braço e completa:
“A propósito, eu sou muito boa de cama".
Isto é Relações Publicas.
5. Você está numa festa. Um cara se aproxima de você e diz:
“Me disseram que você é maravilhosa na cama".
Isto é Reconhecimento de Marca.
6. Você está numa festa e vê um cara. Você o convence a ir para casa com a sua melhor amiga.
Isto é Representação de Vendas.
7. Sua amiga não o satisfaz e ela liga para você.
Isto é Suporte Técnico.
8. Você está a caminho de uma festa quando se da conta de que poderia haver um monte de
caras em cada uma das casas pelas quais está passando. Você sai do carro e, do meio da rua,
grita bem alto:
“Eu sou fantástica na cama!"
Não faça isso: Isto é Spam.
SEGUUURA PEÃÃÃO !!!!
Por Raphael Mungo e Igor Totti
Maio é o mês que se inicia os rodeios no … Porém, banana! Eventos que
são conhecidos, também, como exposições agropecuárias e que acontecem
a partir deste mês em várias cidades de Minas Gerais, estendendo-se até
meados de setembro.
As exposições são festas que reúnem várias atividades culturais em um
mesmo ambiente, como os famosos rodeios de peões com comidas e bebidas
típicas, mostra de animais de raça - cavalos, bois - shows e claro … muita
gente bonita!
Normalmente, os encontros se dão nos parques de exposições das cidades,
onde encontramos várias formas de entretenimento e lazer para pessoas de
todas as idades e classes sociais.
Então, é isso galera! E se vocês já quiserem indo se programando, a cidade
de Pará de Minas abrirá a porteira das exposições, do dia 11/05 a 15/05.
Veja agora a programação das festas de peão que vai acontecer em todo território
brasileiro:
Dias 11 a 15 de maio . expo para de minas 2011
Dia 18 a 28 de agosto rodeio de Barretos 2011
Dia 03 a 07 de agosto de 2011 exposete
DE 03 a 17 de abril de 2011 expo Araxá (já passou)
Dia 14 a 17 de julho expo arcos 2011
Dia 08 a 17 de julho 2011 expo Governador Valadares
Dia 01 a 05 de junho de 2011 divina expo Diviniopolis MG
Dia 01 a 10 de julho 2011 expo Montes Claros MG
Dia 21 a 24 de julho expo dores do Indaia 2011
Dia 22 a 26 de junho 2011 expo itaguara
Dia 13 a 17 de julho rodeio de Leandro Ferreira 2011
Dia 12 a 14 de maio de 2011 expo lavras
Dia 29 de abril a 01 de maio de 2011 rodeio de nova serrana
Dia 05 a 08 de maio rodeio de piracema 2011
Dia 12 a 15 de maio de 2011 rodeio do bananal em carnopolis de minas
Dia 8 a 11 de junho Expo pitangui 2011
Dia 22 a 26 de junho de 2011 expo Lagoa da Prata MG
Dia 22 a de junho 2011 rodeio em Pedro Leopoldo
Dia 28 a 31 de julho expo Claudio 2011
Dia 21 a 24 de julho 2011 expo samonte
Dia 19 a 29 de maio 2011 expo Jaguariuna SP
Dia 08 a 11 de setembro expo Abaete MG
Dia 03 a 06 de agosto de 2011 expo Morada Nova MG
Dia 25 de amioa 05 de junho expo Belo Horizonte MG
Dia 06 a 13 de junho de 2011 expo Nanuque MG
Dia 13 a 29 de maio expo Franca SP 2011
Um abraço a todos.
30 de abr. de 2011
De onde vem as boas ideias?
Galera que se liga em COMUNICAÇÃO e que não liga também! Mas que se liga no PORÉM BANANA... Enfim, olha que aula de criatividade com esse INFOGRÁFICO.
Rola fazer um assim no quadro da sua facu..???
Rola fazer um assim no quadro da sua facu..???
18 de abr. de 2011
O Porém Banana quer saber...
Sua participação e muito importante, para tornar nosso jornal mais intertivo, seleccionaremos os professores por ordem dos mais votados! então faça campanha em sua sala e peça a todos para votar, por que os mais votados já irão se entrevistado nas próximas edições.
Obrigado.
12 de abr. de 2011
Macacos me mordam
Depois de muito trabalho... Ufa, aqui está nossa primeira edição! O Porém Banana surgiu da necessidade de colocar em prática o que aprendemos nesses três períodos do Curso e de integrar todos da Faculdade através de um meio de comunicação interna elaborada por alunos e para alunos.
Nosso objetivo é informar de forma leve e descontraída sobre fatos relevantes para o meio acadêmico e levantar discussões necessárias ao bem-estar de todos na Faculdade. Declaramos desde já nosso compromisso quanto à qualidade da forma e conteúdo das nossas publicações. Ah, sim... devem estar intrigados com o nome de batismo do nosso Jornal!!
Nosso objetivo é informar de forma leve e descontraída sobre fatos relevantes para o meio acadêmico e levantar discussões necessárias ao bem-estar de todos na Faculdade. Declaramos desde já nosso compromisso quanto à qualidade da forma e conteúdo das nossas publicações. Ah, sim... devem estar intrigados com o nome de batismo do nosso Jornal!! Bom, o nome nasceu ainda no primeiro período na aula de Redação e Expressão I, com a professora Elaine Moraes, quando um aluno aplicado criou, como exemplo, uma frase que não possuía coesão: “Eu gosto de maçã, porém banana”. A frase foi motivo de alguns minutos de risada, mas passado o tempo, boa parte da galera já havia esquecido. Eis então que surge no 3º período a idéia de um Jornal Mural. Um grupo sugeriu o nome e foi batata, digo, banana! O título foi prontamente aprovado por todos. Vale lembrar que nem o autor dessa célebre frase se lembrava do ocorrido. Seu nome será mantido em sigilo e o direito autoral já foi negociado pelo nosso setor jurídico. Parodiando Machado de Assis: aos leitores, as bananas!
Diz ai o que achou do jornal?
CURIOSIDADES – POR RAQUEL SALES
Com o D.A. , dá???
Ter voz oficial junto a cada coordenação dos cursos do Promove? DÁ!
Participar das discussões sobre os conteúdos das matérias dos cursos? DÁ!
Fiscalizar as políticas para o corpo docente e discente? DÁ!
DÁ e está na lei!
LEI Nº 4.464, 1964
(Lei Suplicy)
Art. 1º. Os órgãos de representação dos estudantes de ensino superior (...) têm por finalidade:
a) defender os interesses dos estudantes (...);
c) preservar as tradições estudantis (...);
d) organizar reuniões (...) visando à complementação e ao aprimoramento da formação universitária;
e) manter serviços de assistência aos estudantes carentes de recursos (...);
g) lutar pelo aprimoramento das instituições democráticas.
Art. 2º. São órgãos de representação dos estudantes de ensino superior:
o Diretório Acadêmico (D.A.), em cada estabelecimento de ensino superior;
Art. 3º. Compete, privativamente, ao Diretório Acadêmico (...) da Faculdade (...)
a) patrocinar os interesses do corpo docente;
b) designar a representação prevista em lei junto aos órgãos de deliberação (...)
Estamos formando as chapas para a eleição do 1º D.A. de Comunicação do Promove!
Fale com o representante da sua turma – urgente!
E os outros cursos?! Vamos juntos, pessoal! Criem seus D.A.s.
POLÍTICA ESTUDANTIL – POR MARCELO REGO
O lado social do Rock in Rio
Evento mundialmente conhecido, o Rock in Rio já reuniu cerca de 5 milhões de pessoas e mais de 600 artistas nos últimos 26 anos.Foram nove edições, sendo três no Brasil,quatro em Portugal e duas na Espanha. Como todos sabem, esse ano acontecerá a quarta edição do festival no Brasil. Algumas das atrações já confirmadas :
O que pouca gente sabe é que por trás do maior festival de música do mundo há um bonito projeto social. Tendo como garota-propaganda a atriz Fernanda Montenegro, o Projeto Social Rock in Rio em seus 10 anos de existência já doou 1,2 milhão de euros a instituições de auxílio à infância, construiu um Centro de Saúde no Maranhão e uma escola na Tanzânia, dentre outras ações.
Lembrando a todos que os ingressos do rock in rio volta a venda dia 7 de maio, corra pois vai se esgotar rápido, se tiver duvida consulte a sessão tire suas duvidas na pagina do rock in rio.
Quem vai no Rock in Rio levante a mão o/
EVENTOS POR PATRÍCIA RODRIGUES E RAQUEL SALES
Caos no sobe e desce
Um dos maiores problemas enfrentados pelos estudantes da Faculdade Promove da Rua dos Timbiras é o uso dos elevadores. Sempre lotado e com filas imensas que atingem a calçada. No período chuvoso a situação é um verdadeiro caos!
Foi feita uma pesquisa no dia 24 de Março de 2011 entre os estudantes dos cursos de Administração, Comunicação, e Engenharia, para saber o grau de satisfação dos usuários. Como já era esperado, mais de 76% dos entrevistados informaram que já se atrasaram para o primeiro horário e após o intervalo, devido à demora dos elevadores. Assim como os alunos, os professores também sofrem com a situação.
Uma solução para amenizar o problema seria a divisão dos quatro elevadores, sendo dois para os andares pares e dois para os ímpares.
Outra dica, seguida por poucos, é a conscientização ao uso das escadas para subir ou descer alguns andares. Vamos lá galera! Não vamos escorregar na banana!
CRÍTICA - POR MÔNICA DE CÁSSIA E MATHEUS TORRES
Caricaturra com Titia Elaine

Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, a professora Elaine Moraes trabalha atualmente na Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública da União. Leciona no curso de Comunicação na Faculdade Promove e no Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Foi na aula dela que surgiu o nome do Jornal, por isso não abrimos mão de tê-la na nossa estréia.
Durante a conversa, ela conta que em seu primeiro dia de aula como professora, no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, na época com 24 anos, foi confundida com uma aluna. Na semana seguinte ao ocorrido, considerado muito grave por ela, arrumou um saltinho e foi com o cabelo mais preso para ver se envelhecia no mínimo uns cinco anos. Perguntada sobre o tipo de música que curte, ela foi enfática: "Samba, muito samba". Quando o assunto é "homem" a geminiana afirma que um homem pode ser divertido e intelectual ao mesmo tempo. "Eu não acho que pelo fato de ser professora e jornalista eu tenha que encontrar alguém nessa praia. Acho que na verdade você tem que procurar uma pessoa que te provoque, que te desperte de alguma forma e que agregue algo". Confira o papo super descontraído que tivemos.
Qualidade: Persistente
Defeito: Ansiosa
Se fosse para você escolher outra profissão, qual escolheria?
Com certeza alguma carreira jurídica.
Você tem alguma rede social?
Minha interação via web está centrada nas formas mais comuns e “antigas”: e-mail, MSN, fóruns. Como dou aula, vamos dizer que eu não estou “por aí na rede”, justamente para evitar relações e situações constrangedoras.
E o que você acha da interação dos alunos com os professores nas redes sociais?
Eu acho salutar, desde que as pessoas entendam qual é o objetivo. Eu não tenho nada contra, inclusive tenho hoje grandes amigos que foram meus alunos. Eu tenho um carinho enorme pelo Rennan, pela Heloisa e Luciana que foram alunas aqui do Promove... Eu as considero muito e abriria a porta da minha casa para elas. Mas acredito que, em geral, as regras do jogo ainda não estão claras. Eu, particularmente, não gosto de me “exibir” por aí na rede!!! O que eu uso mais hoje é o MSN, em algumas ocasiões, até mesmo para tratar um assunto de trabalho. Eu acho super pertinente. Confesso ainda que adoro ver as comunidades da minha irmã no Orkut. Acho que o Orkut é a tradução do que o Stuart Hall chama de sujeito fragmentado. Hoje o sujeito não possui uma única identidade, ele é fragmentado, portanto possui identidades culturais diferentes. Ele consegue se configurar de forma múltipla. Então é interessante ver que a mesma pessoa que faz parte da (comunidade no Orkut) “OAB-Jovens, luta pelos direitos humanos” é a mesma pessoa que está em “Todos os cachorros são lindos”. Então acho que o Orkut é uma rede social que reflete esse sujeito contemporâneo. É muito interessante. Ainda sou uma principiante, não sou nativa no mundo digital como disse o palestrante outro dia (Maurilo Andreas, que palestrou na aula inaugural do curso de Produção Multimídia na unidade João Pinheiro). Ainda tenho muito zelo, muito cuidado. Mas eu acredito muito nessa forma de comunicação e acho que é a que mais vai crescer de agora em diante.
Qual filme você considera um clássico do cinema?
Gente, eu tinha que fazer uma lista com uns 20. Nossa, posso falar todos do Woody Allen? Olha, obviamente aqueles que são o'concur. “Cidadão Kane”, “A rosa púrpura do Cairo” de Woody Allen, “Celebridades” também de Woody Allen. Almodóvar, amo Almodóvar. “Tudo sobre minha mãe”, “Fale com ela” e “Abraços partidos”. “Lolita” é um clássico, adoro... Glauber Rocha, “Deus e o Diabo na terra do Sol”. Nossa, gente, essa pergunta é muito maldosa.
Qual livro um universitário não pode deixar de ler?
Gente vocês estão fazendo perguntas que não têm uma única resposta. Por favor, eu quero que isso conste na minha resposta, porque essas são perguntas que possuem várias respostas. Deixa eu pensar... Todas as obras literárias do mundo? (risos)
Embora não seja um livro considerado didático, eu acredito que ele tenha um potencial didático enorme. Ele retrata na verdade a história dos veículos de comunicação no Brasil. E é uma biografia sobre o Assis Chateaubriand. “Chatô, o Rei do Brasil” de Fernando Morais. Nenhum universitário em comunicação pode passar pela universidade sem ler esse livro.
E qual é o seu programa preferido?
Bom, normalmente quando eu ligo a televisão é para assistir a filmes. Gosto dos filmes que passam no Cine Cult. Adoro filme preto e branco até hoje. Gosto muito dos documentários da GNT. Gosto do "Espaço Aberto" que é um programa da Globo News. Adoro o Jô Soares e “Por toda a minha vida”. Gosto de muita coisa que tá rolando por aí. Mas no domingo não há vida inteligente na televisão aberta.
Do que você tem medo?
Perder a lucidez.
Para finalizar, com relação à sua carreira, aonde você quer chegar? O que mais você pensa em fazer?
Nossa, isso é coisa de ficar pensando durante um ano.
Não pensa, por exemplo, em fazer parte da Academia Brasileira de Letras?
Nossa, pretensiosa ela hein, hum. Agora é serio, no meu tempo de segundo grau, eu até pensava em alguma coisa nessa linha aí!!! Só que depois de ler mesmo... de verdade... Clarice Lispector, Dostoievsky, Paulo Mendes Campos e cia eu acho que não vale a pena. Tudo que você escreve, você pensa: “Se é pra escrever e não ficar tão bom, não vale a pena”. Aí você desiste. É engraçado isso. A partir do momento que eu me tornei de fato uma leitora de literatura meio que caiu a ficha. Eu nunca vou escrever assim, que dó. Mas eu quero ainda publicar um livro, isso é certo. Quero fazer Doutorado. E quero fazer parte de um projeto desses que você vai pra África, faz pesquisa... alguma coisa assim com a cara da ONU.
E ai o que acharam da professora Elaine?
ENTREVISTA - POR MATHEUS TORRES E NANA MIRANDA
Assinar:
Postagens (Atom)













